Adestramento Saiba como funciona e quais são os benefícios de educar o seu cão

Aprender e ensinar são processos contínuos, e o adestramento faz parte da educação do seu cão. Pode não parecer, mas esse tipo de treinamento tem início ao ensinar o lugar certo de fazer xixi, por exemplo. E, assim como em qualquer processo de aprendizagem, os ensinamentos vão se somando e aumentando o grau de dificuldade gradativamente.

 

Coloque-se na posição de líder da matilha e comece pelos truques simples, como sentar, dar a patinha, rolar e fingir-se de morto. Ensinando esses comandos, o dono vai estabelecer um vínculo de respeito e confiança com seu cachorro, noções de disciplina, além de entender os papéis de quem está no comando da situação e quem é o comandado.

 

Os primeiros truques

 

É importante começar por truques simples e aumentar a dificuldade aos poucos, de acordo com a resposta do animal.

 

  • Sentar: segure um petisco na frente do cachorro e faça movimentos levantando a mão até que ele se sente.
  • Dar a patinha: aponte a palma da mão, dê o comando de voz e espere ele concluir a ação.
  • Deitar: abaixe a mão com o petisco até o chão para que ele acompanhe o movimento até se deitar.
  • Rolar: faça movimentos de rotação com uma das mãos para que o cachorro acompanhe e role.

 

Esses tipos de comando servem como base para outros tipos de correção de comportamento, como é o caso de cães que latem muito, pulam nas visitas ou têm condutas inadequadas.

 

Com o adestramento, os cães e seus lares são beneficiados de diversas maneiras, como a correção de comportamentos inconvenientes, a melhora do vínculo afetivo, a disciplina, a socialização com outros cachorros e a redução do estresse.