Pet Food

Adestramento: saiba como funciona e quais são os benefícios de educar o seu cão

Conheça os principais benefícios do adestramento e saiba como ensiná-lo os primeiros truques.

Aprender e ensinar são processos contínuos, e o adestramento faz parte da educação do seu cão. Pode não parecer, mas esse tipo de treinamento tem início ao ensinar o lugar certo de fazer xixi, por exemplo. E, assim como em qualquer processo de aprendizagem, os ensinamentos vão se somando e aumentando o grau de dificuldade gradativamente.

Confira neste artigo os benefícios do adestramento e conheça os principais truques.

A importância do adestramento

O adestramento é fundamental para a disciplina do cachorro, mas os benefícios não param por aí. Cães adestrados se desenvolvem melhor fisicamente e emocionalmente, além de receberem estímulos de raciocínio, memória e socialização.

Ensinando os principais comandos, o dono vai estabelecer um vínculo de respeito e confiança com o seu cachorro. Essas noções de disciplina o ajudarão a entender quem está no comando e quem está sendo comandado na situação.

Os primeiros truques

É importante começar por truques simples e aumentar a dificuldade aos poucos, de acordo com a resposta do animal. Confira, a seguir, como ensiná-los:

Sentar

Segure um petisco na frente do cachorro e faça movimentos levantando a mão até que ele se sente.

Dar a patinha

Aponte a palma da mão, dê o comando de voz e espere ele concluir a ação.

Deitar

Abaixe a mão com o petisco até o chão para que ele acompanhe o movimento até se deitar.

Rolar

Faça movimentos de rotação com uma das mãos para que o cachorro acompanhe e role.

Esses tipos de comandos servem como base para outros tipos de correção de comportamento, como é o caso de cães que latem muito, pulam nas visitas ou têm condutas inadequadas.

Com o adestramento, os cães e os seus lares são beneficiados de diversas maneiras, como a correção de comportamentos inconvenientes, a melhora do vínculo afetivo, a disciplina, a socialização com outros cachorros e a redução do estresse.