Castração prolonga a vida do seu gato

 

A castração de gatos é um procedimento cirúrgico que, além de evitar a reprodução dos animais, previne diversas doenças, como tumores no aparelho reprodutivo. Além disso, melhora o comportamento e prolonga a vida do animal.

 

A cirurgia, que deve ser realizada por um médico veterinário, consiste na remoção do útero e dos ovários nas fêmeas (ovariohisterectomia) e, nos machos, a retirada dos testículos se chama orquiectomia. Sempre sob anestesia geral, o procedimento requer um cuidado especial para o pós-operatório, indicado pelo veterinário, para evitar infecções.

 

Benefícios para a saúde do bichano

A princípio, a castração pode gerar algum medo no dono, por se tratar de cirurgia que envolve anestesia geral, mas o procedimento é simples e garantirá a saúde do bichano. As fêmeas castradas apresentam baixa taxa de desenvolvimento de câncer de mama. Isso acontece porque a maioria dos tumores de mama cresce devido à quantidade de hormônio no organismo. Geralmente, esses tumores são malignos e podem virar metástase e causar a morte. Além de prevenir essa doença, a castração evita o desenvolvimento da hiperplasia mamária benigna e infecção uterina.

 

Gatos não castrados correm mais o risco de contrair AIDS felina e esporotricose (doenças transmitidas por brigas), já que eles saem mais à procura de fêmeas e acabam se envolvendo com outros gatos.

 

Melhore a expectativa de vida

Castrando seu gato, você aumenta a qualidade de vida dele, pois evita doenças, ou seja, pode aumentar a vida média. Além disso, confira outros benefícios:

 

  • Diminui a reprodução desenfreada;
  • O gato macho deixará de marcar a casa com urina ou fezes;
  • O animal terá um comportamento mais calmo, deixando a agressividade de lado.

 

 

Mas não deposite todas as fichas na castração, achando que ela vai resolver todos os problemas comportamentais do seu gato. Embora o procedimento tenha muitos benefícios, não muda a personalidade do animal.

 

Toda castração requer um investimento, mas existem projetos independentes, inclusive de algumas prefeituras, que oferecem descontos ou fazem o procedimento gratuitamente.