Conheça as raças de gato mais populares no Brasil

Os gatos vêm conquistando, cada vez mais, o coração dos brasileiros. Pesquisas apontam que, em alguns anos, o número de felinos deve se igualar ao de cães no país. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros. E, em menos de dez anos, a população de gatos deve se multiplicar em maior proporção, igualando-se ao número de cachorros.

Mesmo conquistando tanto espaço, muitas pessoas ainda não conhecem as principais raças de gato que existem no Brasil. No mundo, estima-se que há mais de 200 tipos. Algumas diferenças são sutis, como tamanho do pelo e altura. Cada raça também tem uma característica: uns são mais preguiçosos, outros gostam mais de companhia. Mas uma coisa é certa: existe uma raça que combina com você. Confira abaixo as cinco raças mais populares no Brasil.

 

Persa

 

Uma das raças de gato mais famosas. O persa é o verdadeiro rei, sinônimo de luxo. Possui pelos grandes, volumosos e macios. O focinho é a característica principal, que garante uma aparência de gato mal-humorado. Mas, pode acreditar, eles são muito carinhosos.

 

 

Siamês

 

O destaque principal do siamês está nos olhos: extremamente azuis. Os pelos são claros, com as extremidades mais escuras (patas, orelhas, rosto e rabo). Eles são independentes, fiéis e tranquilos. Têm uma postura elegante e marcante.

 

 

Maine Coon 

 

A característica dessa raça de gato é o tamanho. Os Maine Coons são grandes, e um gato de médio porte pode chegar a pesar 14kg. Possuem pelos longos, principalmente no rabo, de coloração variada. São brincalhões, companheiros e amigos.

 

 

Angorá

 

O angorá é um gato turco, de olhos claros. No entanto, cada olho pode ter uma cor, geralmente um sendo amarelo e o outro azul. São elegantes, dóceis, ativos e caseiros. Muito indicados para apartamento e casas com crianças, pois são brincalhões e carinhosos.

 

 

Radgoll

 

O Ragdoll é um tipo de raça de grande porte, e sua tonalidade e peso podem variar com o passar dos anos. O peso do felino pode chegar a 8kg, portanto é importante ter atenção com os excessos, pois essa raça tem predisposição à diabetes e a outras complicações. Eles são dóceis e carinhosos, adaptando-se ao ambiente e a outros animais.