Pet Food
Queda de pelo em cães: como evitar?
Leia este artigo e confira algumas dicas para diminuir a frequência de queda de pelo do seu cachorro.
Leia este artigo e confira algumas dicas para diminuir a frequência de queda de pelo do seu cachorro.
Quem possui cachorro em casa desfruta dos prazeres de cuidar de um animal, mas também passa por algumas dificuldades. Um exemplo é a queda de pelo em cães, algo natural, mas que pode incomodar alguns donos.
A boa notícia é que, com alguns cuidados básicos, é possível reparar a queda. Continue lendo este artigo para conferir quatro superdicas que vão ajudar a diminuí-la.
Por que ocorre a queda de pelo em cães?
Na maior parte dos casos, a queda/troca dos pelos é normal. Isso acontece com mais frequência em cães que possuem uma pelagem dupla, isso é, pelagem interna macia e espessa que ajuda a protegê-los quando faz muito frio.
As quedas passam a ser um problema quando vêm acompanhadas de outros sintomas, como lesões na pele ou quedas em apenas uma área específica do corpo. As causas podem variar entre micoses, infecções, sarna ou estresse. Nesses casos, a orientação é que os donos busquem ajuda profissional.
Quatro dicas para evitar a queda de pelo em cães
Quando a queda não está relacionada a nenhuma doença, basta tomar algumas medidas diárias para reduzir a quantidade de pelos perdidos. A seguir, confira algumas dicas para controlar a situação:
Alimentação
Uma dieta saudável é uma das melhores maneiras de reduzir a queda em seu cachorro. Utilizar um alimento de qualidade faz toda a diferença. Quando ricos em nutrientes e em carne, o cão consegue fazer uma melhor digestão e absorção, controlando a perda dos pelos e evitando que a pele fique ressecada. Além disso, uma boa alimentação também ajuda na boa saúde geral do bichinho.
A Soma Alimentos oferece um mix de alimentos, núcleos e suplementos para melhor atender a sua criação. Cada insumo segue um plano alimentar específico, destinado aos segmentos de equinocultura, piscicultura, bovinocultura de corte e de leite, cunicultura, avicultura e suinocultura. Conheça mais sobre os alimentos que disponibilizamos clicando aqui.
Água
Não é só o ser humano que precisa de água para se manter saudável, ela também é importante para a saúde do seu animal de estimação. Um cachorro bem hidratado apresenta uma menor queda dos pelos. Por isso, deixe sempre a tigela cheia de água limpa e fresca.
Escovação
Ao escovar a pelagem do seu cachorro, você estará removendo os pelos soltos e em excesso, redistribuindo os óleos na pele e deixando os pelos mais saudáveis. Dependendo do tipo de pelo do cão, utilize uma escova mais lisa, de cerdas ou um pente de ancinhos.
Além disso, fique atento aos seguintes cuidados:
– Cães que possuem pelos curtos e suaves precisam de escovas com cerdas para ter um melhor resultado. As escovas desse tipo, para cães, são semelhantes às de cerdas utilizadas em nossos cabelos;
– As escovas lisas são ideais para cães que possuem pelos médios ou enrolados. As escovas desse tipo, para cães, são semelhantes às de cerdas utilizadas para o cabelo humano;
– Já para os cachorros que possuem pelo longo e subpelo grosso, o ideal são os pentes de ancinho. Eles possuem dentes compridos como a pelagem do animal para retirar o excesso de pelos que já caiu.
Banho
O banho regular também ajuda a diminuir a queda de pelos. Isso ocorre porque os pelos soltos geralmente se desprendem durante o banho e não se espalham pela casa. Porém, não exagere: os banhos em excesso podem deixar a pele do cão ressecada, fazendo com que os pelos caiam ainda mais. A frequência ideal de banhos varia de acordo com a raça do cachorro.
Em cães que possuem pelos longos, é indicado usar um secador após o banho, na opção com menor emissão de calor ou com o ar frio. Mas, antes de tudo, seque o animal com uma toalha.
Esses cuidados básicos vão ajudar a diminuir a queda de pelo no seu bichinho, além de deixá-lo mais bonito e saudável! Se você quer mais dicas sobre o bem-estar do seu pet, continue acompanhando o blog da Soma Nutrição Animal.